quinta-feira, 17 de julho de 2008

Escondermo-nos em guarda fatos

Quando não está a dar, quando dali já não sai nada por falta de inspiração, quando o teu espaço já não oferece nada de novo, este pode ser um bom remédio. Geralmente aconselho uma alteração espacial da posição de onde observamos o nosso mundo. Recomendo pegar nos nossos cadernos pessoais e na máquina fotográfica e ir para dentro de um guarda fato. Embora não se vejam estrelas, está completamente escuro. E isto pode acontecer...

Os desastres do sub-consciente

Um dia, quando festejava na minha rua o St. António, peguei numa acha incandescente da fogueira e atirei-a ao ar. Foi parar em cima de uma caixa de electricidade. Fiquei a observar a lenta combustão e nesse preciso momento ocorreu um apagão geral em Lisboa. Eu fugi para casa e até hoje sempre pensei ter sido o culpado. Também nunca mais me hei-de esquecer do dia em que lancei a ponta da trela ao peluche branquinho da avó de uma namorada. Fiquei assim a observar o canídeo a brincar com a trela. Sentia-me embevecido embora meio sinistro. Nisto o fofinho fez questão de puxar a trela e como era velhinho e já não tinha gengivas de betão, os dentinhos da frente dobraram e ficaram tipo toldo a fazer sombrinha. Certo dia, nas sessões de psicanálise em grupo a que costumo assistir, um dos pacientes vomitou-se todo quando ia começar a falar. Os restantes quatro participantes e a própria psicanalista esboçaram vómitos e saíram numa atitude de repulsa. Eu fiquei tranquilamente sentado na minha cadeira. O diagnóstico feito pela Drª Noélia foi-me apresentado logo nesse dia. Fui informado que tenho tendência para desencadear o que se chama de "Mecanismo de Controlo Remoto Sub-consciente de Estímulo a Incidentes." Enfim, o meu inconsciente provoca desastres conscientemente. Incluindo os do coração. O dos Outros e o Meu.

Robert Wyatt, juízo ou a falta dele

Este foi o único vídeo de Del Mondo que encontrei. É caseiro mas até gosto. Mas o que importa é o Robert Wyatt de fundo. Quando oiço esta música as coisas acontecem. E outras estranhas que fogem ao meu controlo, como por exemplo: Bom Dia. Venho por esta forma solicitar que me informem sobre os actuais preços do kg de Bromofórmio estabilizado com etanol e do Di-iodometano estabilizado com cobre. Atenciosamente e Um beijo grande e suave e um forte e quente abraço com todo o mundo como cúmplice.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Tentação

Dona Prudência entrou na pastelaria para tomar o seu café matinal. Nisto reparou num bolo cheio de creme que se distinguia dos outros. São as intangíveis razões da atracção, ainda concluiu Dona Prudência. Porém no preciso momento em que esboçou um gesto para encomendar aquele rebento parecido com uma suave cama coberta de neve, veio-lhe à razão os motivos sombrios do retraimento dietético. - Deus me livre do pecado da gula!

Encontro entre Cavalos Marinhos

Isto dos cavalos marinhos não se tratarem pelo nome deve ser um bocado aborrecido:

- Olá como te chamas? - Cavalo Marinho. - E tu? - Cavalo Marinho. - Que fazes tu Cavalo Marinho? - Pairo na água do Mar. - Mas, Cavalo Marinho, porque não experimentas oscilar na água? Vais ver que é bom! - Prefiro pairar. - Não sabes o que perdes em não oscilar. - Ouvi dizer que é giro galopar, mas nunca experimentei. -Então, bora aí experimentar galopar.

Não me digam que nunca vos passou pela cabeça serem cavalos marinhos. Não acredito.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Flores de Caldo Verde

Estas flores são para ti. O jardim do Eden estava cheio de flores destas. Infelizmente, o caldo verde acabou com o culto de oferecer flores de couve às mulheres amadas.

Nova infraestutura no parque das nações

O projecto vencedor por unanimidade do último concurso de novas ideias para para o parque das nações é este. O espaço será aproveitado como balneário termal por forma a valorizar as propriedades terapêuticas das águas que brotam na zona da parque expo, especialmente indicadas para doenças do foro intestinal. Um dos pisos subterrâneos está reservado para albergar um cabaré.

Ventoinhas V

Nojento

Certo dia fui convidado para um almoço com ligações à maçonaria! Os temas centrais do meeting eram: "o ventre da terra"; "sacroterapia e fluídos que influenciam a mente", "a origem da maçonaria remonta a Platão?" Discutir o ventre da terra é coisa para dar vómitos! E nem quero imaginar quais são os fluídos que podem influenciar a mente! Existem pessoas que se reunem para falar destas trampas. Pois é. Bem que eu andava desconfiado.

O médico também é um ciclóstomo

Finalmente fui ao um centro de saúde perto do local de residência. Vivo ali à 10 anos e ainda não temos médico de família. Às 6.30 na fila para ser atendido pelo médico disponível. 10:30 atendimento. Do que é que se queixa? Só revisão geral que aos 40 não fiz. Faça estas análises. Deolinda Abrunheira gabinete 2. Posso marcar já a consulta para lhe mostrar os resultados das análises? Não se preocupe, aqui perde muito tempo. Tome lá o meu cartão. Vá ao meu consultório que fica ali na clínica particular...Sente-se Dona Deolinda. Estamos rodeados de ciclóstomos.

Regresso das cotonetes

Finalmente, hoje terminei a fase de recolha de dados relacionada com um projecto de investigação "Análise qualitativa e quantitativa de cotonetes na orla costeira de Portugal Continental". Nos últimos meses procedi à contagem e amostragem de todas as cotonetes encontradas nos areais das Praias Portuguesas entre Caminha e Vila Real de St. António. Eis a explicação para o facto deste blogue não ter sido actualizado nos últimos meses. Dados preliminares, que poderei tornar públicos, indicam terem sido contabilizados 3596244 exemplares de palitos de cotonetes. A título de curiosidade, ao dividir este número pelo meu último resultado de análises ao Colesterol total (de 228mg/dl) obtenho o número de dias em que já vivi neste planeta, i.é. 15773. Esta coincidência obriga-me a uma reflexão existencialista. Será que tenho aproveitado bem o tempo?

Nota 1: Um estudo, levado a cabo pela U. S. Fish and Wildlife em albatrozes bebés, registou que 90% deles apresentavam plástico nos seus aparelhos digestivos.