segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

A luz de baba do Rafa e o BCP

Já passava das duas da madrugada. Parecia haver alguma incompatibilidade entre o Luís, a chave que segura atabalhoadamente e a fechadura da porta. Maria Alcina, sua mulher, observava-o numa espécie de silêncio resignado. Já fora uma sorte ter chegado a casa. Graças a Deus que a brigada não os mandou parar. Luís, esquecendo-se das mais elementares regras de cortesia entrou primeiro. Enquanto se dobra para tirar o sobretudo vê uma luz vinda da carpete. A luz. Um estranho feixe luminescente ligeiramente azulado, rodopiava sobre si mesmo desenhando uma espiral ascendente que se esfumava à altura dos joelhos do Luís. Já desembaraçado do casaco, Luís procura tocar no feixe. Exclama: - É o Rafa. Alcina, estás ver? A luz. Repara de onde vêm. Precisamente do sítio onde o Rafa expirou, dali, onde estava aquela nódoa da baba do Rafa. Meu Deus. O meu querido e fiel companheiro Rafa tem qualquer coisa para me dizer. O que será? Alcina: - Luís. É tarde. Vamos dormir. Luís entrou num choro compulsivo. Nem sei se chegara a adormecer. Sempre agarrado ao lenço, limpando os olhos. Rafa, o que é que tens para me dizer (neste caso “ladrar” é mais adequado)? Será que devo fechar a conta no BCP?

Já pela manhã. Alcina: - Luís, levanta-te e vem cá. Olha o que está no lugar da luz que tu viste. Parece-me que é um fragmento prateado de uma fita da árvore de Natal.

Nota: Isto é verídico e parece-me sério. Talvez esta história ilustre a relação entre os ex-combatentes do ultramar, a tendência para o álcool, a afeição aos animais, muitas vezes o companheiro fiel, o único ser em quem confia.

1 comentário:

Unknown disse...

Mas onde é que eu já ouvi esta história?!
Tu não podias tê-la contado melhor.
Fiquei estupidefacta, mas acredito que tava lá mesmo uma luz e que devia ter alguma coisa a ver com o Rafa, que o cachorrito era de raça ruim, por isso não se deve ir embora assim sem mais nem menos.
Se algum dia fores mordido na rua, olhares e não vires nada mais que uma luz, saberás que o Rafa ainda anda aí :/
MBF